domingo, 27 de março de 2011

Sequestro de Amígdala (?)


"Ih, cara, desculpa! Eu sofri um sequestro de amígdala!"



Imagine se, numa situação de susto, você bate em um amigo. Não é que você queira fazer isso, mas seu organismo acaba se defendendo, em uma situação de risco. É melhor, para a sobrevivência deste organismo, estar excessivamente protegido do que estar vulnerável.

E é isso que as amígdalas fazem, especificamente as chamadas amígdalas cerebelosas. Elas estão localizadas no sistema límbico, responsável pela regulação do comportamento sexual e da agressividade (daí as reações de proteção que visam a sobrevivência), também sendo importantes para os conteúdos emocionais de nossas memórias.


Não, não é disso que eu estou falando!






(Créditos a www.wikimedia.org) Localização das amígdalas no cérebro





Sabendo desse conceito, podemos abordar um fenômeno bastante interessante: O sequestro de amígdala.


(Créditos a topicosespeciais1.wordpress.com) Será? 


Basicamente, durante uma situação de perigo, uma informação é enviada rapidamente à amígdala, e depois ao neocórtex, que é responsável pela análise prévia da situação. A amígdala, por sua vez, é responsável pela crítica, após o acontecimento de reações inesperadas, tanto físicas, quanto verbais ou emocionais. 
Vejamos um desenho que pode clarear melhor esse trajeto:


(Em vermelho, a amígdala, e em laranja, o neocórtex). A informação deveria ser enviada da amígdala para o neocórtex. Porém, há um "bloqueio" desse trajeto. Daí acontecem as reações sem análise prévia da situação, e suas possíveis consequências.


Quando, por exemplo, você fala algo a um amigo algo que depois você se arrepende, você foi "atingido" por um sequestro de amígdala. É como se a amígdala tomasse conta da situação antes que a informação chegue ao neocórtex. Ou seja, não ocorre a análise prévia da situação.


Por isso, como disse Thomas Jefferson:
“Se ficar zangado, conte até dez antes de dizer qualquer coisa. Se não tiver se acalmado, conte até cem; e se não se tiver acalmado depois disso, conte até mil”

Um comentário:

  1. Gostei do video kkkk. O cérebro vai reagir logo, se fosse parar pra pensar podia ser tarde demais kkkk.
    Gostei do post Adriano. Como sou uma pessoa um pouco impulsiva, vou tentar seguir a dica do Thomas Jefferson kkkk.
    Abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...