quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como, e até quando certos comportamentos são regidos pelo meio?

Imagine que você, um ser humano, com todas as suas particularidades, objetivos, conquistas, e tudo mais, quer alcançar todas as suas potencialidades, e ser reconhecido por tudo isso. Porém, no meio em que você vive, todos acham isso pura balela. O que você faz? Até quando o que o meio diz tem influência sobre suas escolhas? Até quando você se deixa influenciar pelo meio?

Basicamente, a influência ambiental (ou social) acontece, de fato, quando os pensamentos ou ações do sujeito são modificados a partir de concepções do grupo onde ele está inserido. Segundo Deutsch & Gerard (1955), há duas necessidades psicológicas que fazem com que um sujeito se conforme em determinado grupo:

• A necessidade de ser direito
• A necessidade de ser gostado

A simples presença de outras pessoas já é algo que nos afeta, para o nosso bem ou não. Em certos ambientes, você se comporta de uma maneira (porque há situações que “exigem” tal que você apresente tal comportamento), e em outros ambientes, você se comporta de outra maneira. É como alguém que, ao falar para um público numa palestra, obviamente apresenta uma linguagem formal, e quando está, por exemplo, num chat com os amigos no Messenger, fala d frma q seus amigs entendam (ou ñ). 
O famoso "internetês"




Existem, primordialmente, três exemplos de influência coletiva: 

- Facilitação Social;
- Vadiagem Social;
- Desindividuação.

Você já parou para pensar por que, por exemplo, quando alguém vai a uma academia, prefere ir sempre com alguém que o “ajude” a realizar os exercícios (ou até na conversa também), ou quando você que alguém, pela simples presença de outra pessoa, consegue realizar uma tarefa mais rápido do que quando sozinho?

Experimentos realizados no início do século XX revelaram que a presença de outros também melhora a rapidez com que as pessoas resolvem problemas simples de multiplicação e riscam letras determinadas. Também melhora a precisão com que as pessoas realizam tarefas motoras simples como colocar um bastão de metal sobre um disco do tamanho de uma moeda pequena que está num prato de toca-discos em movimento (F.W. Allport. 1920; Dashiell. 1930; Travis, 1925).


Este tipo de “efeito” é denominado “Facilitação Social”, e também acontece em animais. As formigas escavam mais a terra e galinhas comem mais seus grãos na presença de outros da espécie (Bayer, 1929; Chen, 1937). Às vezes, a partir da simples consciência de estar sendo observado , aspectos como a fala do sujeito são modificados, podendo até ocasionar quadros de ansiedade, e muitas vezes aquele branco conhecido por todos nós. Se isso não é dominado, sérios problemas a eventos de exposição em público, por exemplo, são ocasionados.

Observação e BBB - Tudo a ver?






Em outras ocasiões, algumas pessoas pensam “quanto mais gente, melhor” E, de certa forma, é. Porém, pode acontecer (se é que não acontece muitas vezes), de aquele seu amiguinho de trabalho querer trabalhar menos por achar que você pode fazer a sua parte e a dele também (enquanto ele está na sombra e água fresca). A este tipo de comportamento, se dá o nome de “Vadiagem Social”.
Enquanto você se mata de estudar por aquele trabalho (em dupla) da faculdade...

... seu companheiro (dupla) está na sombra e água fresca.
Em uma pesquisa realizada por Alan Ingham, em 1974, pacientes vendados eram designados para a primeira posição num aparelho de puxar corda e instruídos a “puxar com o máximo de força que puder”. Resultado: Os sujeitos puxavam com 18% mais força quando sabiam que estavam sozinhos do que quando acreditavam que havia de duas a cinco pessoas puxando também.

Ou seja, na condição de grupo, algumas pessoas sentem-se tentadas a pegar carona no esforço do grupo. Acaba acontecendo de, por exemplo, num grupo de 5 pessoas, 50kgs não estarem divididos entre cinco pessoas, mas entre quatro, três, duas...

E isso se aplica em todo o nosso cotidiano. Por exemplo, alguma vez, você já viu alguém fazer algo de graça com muita qualidade, enquanto seu companheiro de trabalho está tendo ganhos financeiros pelo mesmo trabalho?
Em alguma situação, você já se viu fazendo, em grupo, algo que você não faria sozinho? Isso acontece em várias ocasiões, desde uma discussão contra um árbitro de jogo, ou gritar durante um show de rock, até comportamentos de brutalidade policial, ou incentivar alguém a se matar. Em um incidente ocorrido em 1967, 200 estudantes da Universidade de Oklahoma se reuniram para observar um colega transtornado que ameaçava pular do alto de uma torre. Eles começaram a entoar “Pula, pula...” Resultado: O estudante pulou para a morte. É como se, na presença de muitos, houvesse o entendimento de que, ao fazer algo, este algo não será penalizado (através de uma prisão, ou uma represália verbal, por exemplo). Por isso, todos acabam o realizando, acreditando no anonimato físico. Esse tipo de influência é chamada Desindividuação.

Será que ele faria isso se estivesse sozinho?


E você, prefere que todos os seus comportamentos sejam regidos pelo meio?

4 comentários:

  1. Nossa! Parabéns!!! Belo texto... É seu certo? Acho que sim,pq acredito que tenha um pouco (ou muito) de vc,aqui! Bj. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu uso alguns textos pra complementar meu estudo. Nesse caso, por exemplo, usei algumas coisas que vi lá pelo 2º período da faculdade :)

    Obrigado pelo comentário, Ju.

    ResponderExcluir
  3. Já dizia Marx que o homem é o ser social.

    Gostei do teu questionamento, acredito que todos podemos mudar ou construir nosso caminho.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Lara. Certamente, a mudança depende principalmente do próprio sujeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...