sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Aniversário - origens e cultura

Nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, dia em que fiz 21 anos (sim, estou me achando um pouco velho), passei por um processo de pensamento profundo. Pensei em coisas como o tempo que já vivi, coisas que já fiz, e coisas que ainda tenho que fazer. São muitas coisas que passam pela cabeça em alguns momentos marcantes.

Por isso, achei, de certa forma, interessante, pesquisar de onde vem toda essa cultura de comemorar um aniversário. Alguns dizem que é bom, por ser mais um ano que se está vivendo. Outros, dizem: "Por que comemorar um ano a menos na sua vida?"


Aniversário  (Referência: www.priberam.pt)


(latim anniversarius, -a, -um, que volta, acontece todos os anos)
adj.
adj.
1. Diz-se do dia em que se completa um ano ou anos que certo acontecimento se deu.
s. m.
2. Dia de aniversário, dia de anos. (Também se diz aniversário natalício.)


Origem da comemoração


A comemoração do aniversário tem suas origens na magia e na religião. Todo esse costume de dar parabéns, presentes, e comemorar esta data, com velas acesas, serviam como proteção para o aniversariante contra demônios para garantir segurança no ano seguinte. Até o ano 400 D.C., o cristianismo rejeitava esse tipo de comemoração, por ser um costume pagão.


[Até 400 D.C.] Comemore seu aniversário desta forma...
 
... E você acabará desta forma.




Por que bolos, e por que velas?


Isso começou com os gregos, onde eram feitos bolos redondos de mel (com formato de lua) e iluminados com velas, tudo isso como oferenda ao templo da deusa Ártemis. As velas de aniversário, segundo a crença popular, através de sua fumaça que levaria crenças ao céu, possuiriam magia para atender pedidos e trazem boa sorte.


Uma curiosidade




Não é todo mundo que comemora o aniversário no dia em que nasceu. No Vietnã, por exemplo, essa comemoração é realizada na passagem do ano novo, onde todas as pessoas do país comemoram seus aniversários.


[Vietnã em amarelo-claro] Como deve ser 87,2 milhões de pessoas (dados de 2009) fazendo aniversário no mesmo dia?




Pelo que acontece hoje em dia, as crenças não sofreram muitas alterações. Apesar de muitas vezes subliminilarmente, o aniverssário é, de fato, uma comemoração que celebra mais um ano de nossas vidas. E, de fato, é algo que devemos comemorar. Porém, devemos lembrar que, também, cada dia deve ser comemorado como se fosse o último (a exemplo do "desaniversário", de Alice no País das Maravilhas). Assim, procuramos tornar nossas vidas mais úteis, e conseguiremos ser grandes pessoas. Devemos fazer a diferença, em tudo que fizermos.


Ser igual até que é mais confortável, é mais fácil, mas... faz a diferença?

2 comentários:

  1. Interessante. Realmente não tinha parado pra pensar na origem da comemoração do aniversário. Quando eu era criança gostava muito da festa em si, dos presentes e tudo mais. Mas você ainda ta novinho kkkkk aproveite pois o tempo passa e rápido!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o tempo passa muito rápido. Obrigado pela visita, Lara.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...